A Receita Federal realizou, na manhã desta terça-feira (24/3), apreensão de máscaras descartáveis de polipropileno brancas com elástico. A apreensão aconteceu no Porto Seco Rocha Top, na cidade de São Francisco do Sul, no litoral norte do Estado de Santa Catarina.
No total, a Receita Federal apreendeu 6.768 caixas, o que corresponde a 5.076.000 (cinco milhões e setenta e seis mil) máscaras faciais, fabricadas de fibras de polipropileno. A apreensão ocorreu tecnicamente por abandono de mercadoria por decurso do prazo no recinto alfandegado, após passar os 45 dias de prazo para o trâmite. O valor total da apreensão é de R$ 203 mil.
Segundo a Receita Federal o material será rapidamente destinado para atender profissionais em função da pandemia da Covid-19. Essas máscaras atendem às normas técnicas, sendo indicadas para trabalhadores expostos a ambientes contaminados.
Limite de uso
A Anvisa emitiu comunicado no sábado (21) sobre para o limite de uso dessas máscaras. A nota orienta os profissionais de saúde a utilizarem máscaras N95 ou equivalentes por um período maior que o indicado pelos fabricantes desde que a máscara esteja íntegra, limpa e seca.