O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) apresentou os resultados da balneabilidade referentes à semana de 29 de janeiro a 2 de fevereiro. O relatório abrange 238 pontos monitorados ao longo do litoral catarinense, indicando que 142 destes locais, equivalente a 59,66%, são considerados próprios para banho, índice de que tem ficado estável nas últimas semanas.

A maioria desses pontos inadequados está concentrada na região mais movimentada da costa catarinense, entre a Grande Florianópolis e o litoral Norte do Estado.

Em Florianópolis, dos 87 pontos analisados, 60, correspondendo a 68,97%, apresentam condições adequadas para atividades de banho.

Publicidade

Algumas praias conhecidas no litoral catarinense foram identificadas como impróprias para banho, incluindo a praia central de Balneário Camboriú, a Praia Brava de Itajaí, as praias de Zimbros e Canto Grande em Bombinhas, a praia de Piçarras, grande parte da Lagoa da Conceição, a faixa entre Itapema e Porto Belo, a Fazenda da Armação em Gov. Celso Ramos, e a Guarda do Embaú em Palhoça.

O relatório completo de pontos próprios para banho pode ser conferido no site do IMA.

Critério

De acordo com a Resolução Conama nº 274, de 29 de novembro de 2000, um ponto é considerado próprio para banho quando 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, apresentam no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.

Publicidade
COMPARTILHAR