Na segunda-feira (22/8) serão abertos os envelopes com as propostas das empresas que participam da licitação da obra da Avenida Beira-Rio-Forquilhas. Após a abertura dos envelopes, inicia-se a fase de habilitação técnica e as demais fases do processo para o início das obras. A licitação foi suspensa em janeiro após o TCE apontar que havia necessidade de correções para não prejudicar o município.
Atualmente a região que do bairro Forquilhinha e os loteamentos do entorno somam mais de 100 mil pessoas. O trânsito dessa área de São José, que passa principalmente na Rua vereador Arthur Manoel Mariano para acessar esses locais, é contabilizado diariamente em 60 mil pessoas. Sobre esses números a prefeitura planeja que a Av. Beira-Rio será uma alternativa que dará alívio na mobilidade, com a conexão robusta de Forquilhinhas com a SC-281.
A via coletora que será construída terá 4,5 km, somando os dois sentidos. Terá duas faixas de tráfego, ciclovia, passeios e as interseções com vias adjacentes. Contempla ainda o projeto da Beira-Rio Forquilhas uma solução de macrodrenagem, promovendo um desassoreamento do Rio Forquilhas e preparando a região para um cenário de desenvolvimento urbano.