O grupo de trabalho que discute a retomada de eventos em Santa Catarina avança na criação de um protocolo. Nesta quinta-feira (10/6), o comitê formado pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), Secretaria da Saúde e representantes de entidades do segmento teve mais uma reunião. Com o objetivo de realizar eventos testes, os representantes envolvidos na conversa foram apresentados à empresa responsável pela plataforma de rastreabilidade que está em contratação pela Santur. Os eventos testes foram anunciados pelo governador Carlos Moisés como uma possibilidade para o segundo semestre e dependem do panorama da pandemia no estado.
A Smart Track, empresa de Florianópolis, apresentou detalhes de como funcionará a plataforma que estará conectada ao ‘Evento Seguro’ durante a retomada das atividades do setor no estado. Dentro das funcionalidades da plataforma, o usuário que estiver presente em um evento realizará um ‘check-in’ e, conectado diretamente com a SES, será notificado caso tenha estado próximo de alguém positivado com o coronavírus. Ainda em processo de contratação, a empresa realizará os ajustes para o aperfeiçoamento até o momento dos eventos testes. Além disso, um termo de cooperação será formalizado pelo governo com a Universidade Federal do Estado de Santa Catarina (UFSC).
Ao todo devem ser cinco testes: um congresso, um evento cultural, uma feira e um jantar e uma atividade esportiva. Dentro das exigências do protocolo que está em formulação pelo grupo, estão previstas para a realização do evento a obrigação da comprovação da vacinação, apresentação do exame antígeno nas 24h anteriores, uso de máscara (N-95 ou PFF2), assinatura de termo de consentimento, distanciamento (que pode variar de acordo com o evento) e teste antígeno pós-evento.