A cidade de Taió, no Vale do Itajaí, enfrenta uma situação de enchente. Os rios Itajaí do Oeste e Taió atingiram uma marca preocupante de 12 metros, inundando a região central entre a noite de domingo e a madrugada de segunda-feira (9/10).
As equipes de resgate, lideradas pelo Corpo de Bombeiros, estão focadas na retirada de famílias das áreas de risco. Muitos moradores foram surpreendidos pela rápida elevação das águas e agora enfrentam a necessidade de deixar suas casas.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Fabiano de Souza, destacou a ação em andamento: “Nossos bombeiros atuaram na retirada de pessoas que estavam no segundo pavimento de suas residências e não contavam que a água subiria tanto. Agora pela manhã, uma aeronave nossa está no município para prestar atendimento, e todas as equipes de reforço vão permanecer em Taió”.
#Taio pic.twitter.com/Jpz3hyfqBT
— VideoMonitoramento (@MonitoramentoSC) October 9, 2023
Outras cidades
As cidades de Rio do Oeste e Rio do Sul, também na região do alto Vale do Itajaí, enfrentam enchentes nas regiões centrais. Até a noite de domingo, 60 cidades declararam emergência por causa dos estragos.
+ Previsão indica retorno da chuva em 2 dias a SC