SAMU SC atende mais de 35 mil ocorrências de doenças cardiovasculares

    Alto Vale do Itajaí é a região mais afetada, seguida da grande Florianópolis

    Foto: Ascom/SES/Divulgação

    As doenças cardiovasculares seguem como a principal causa de morte no Brasil e no mundo. Em Santa Catarina, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) registrou 35.018 atendimentos relacionados a essas doenças entre janeiro e julho de 2024. A região do Alto Vale do Itajaí foi a mais impactada, com 7.074 ocorrências, seguida da Grande Florianópolis (6.825), Norte/Nordeste (6.115) e Sul (5.826).

    Um caso emblemático aconteceu no início de agosto, quando um médico sofreu um infarto enquanto dirigia na BR 101, próximo a Garopaba. Reconhecendo os sintomas, ele parou o carro e acionou o SAMU. A equipe o encontrou em parada cardiorrespiratória e conseguiu reanimá-lo a tempo. O médico permanece internado.

    Segundo o Dr. Alfredo Busch, gerente técnico da Superintendência de Urgência e Emergência (SUE), o risco de doenças cardiovasculares aumenta em até 30% durante o inverno, devido à contração dos vasos sanguíneos provocada pela queda de temperatura.

    Fique atento aos sinais
    Publicidade

    “Os principais fatores de risco são o tabagismo, colesterol elevado, hipertensão, obesidade, estresse, depressão e diabetes. Diabéticos têm duas a quatro vezes mais chances de sofrer um infarto”, explica o especialista.

    É essencial estar atento aos sinais de possíveis problemas no coração e no sistema circulatório. Dor no peito, nos braços, no ombro esquerdo, nos cotovelos, na mandíbula ou nas costas podem ser indícios de ataque cardíaco. Outros sintomas incluem falta de ar, sensação de enjoo, desmaio, tontura, suor frio, palidez, inchaço nas pernas e pés, além de pressão alta. Identificar precocemente esses sinais e buscar atendimento imediato pode salvar vidas.

    Preocupada com o número crescente de ocorrências, a Secretaria de Estado da Saúde está promovendo a “Semana de Emergência Cardiológica” entre 19 e 23 de agosto, oferecendo aulas online para capacitar profissionais da rede de urgência e emergência de Santa Catarina.

    Publicidade
    COMPARTILHAR