A partir desta segunda-feira (29) a vacina contra a gripe foi ampliada em Santa Catarina para incluir crianças de até 12 anos de idade. Anteriormente, a vacinação era direcionada apenas para crianças até 5 anos, mas agora está disponível para todas as crianças com idade entre 6 meses e 12 anos.

Essa medida foi tomada em resposta à antecipação da circulação dos vírus respiratórios no estado e ao aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza em crianças nessa faixa etária. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), 80% das internações de SRAG por influenza estão nas faixas etárias de 0 a 12 anos e acima de 60 anos.

Os grupos prioritários, como idosos, pessoas com comorbidades, trabalhadores da saúde, entre outros, permanecem inalterados em relação à aplicação da vacina contra a gripe.

Publicidade

Até o momento, segundo o painel de doses aplicadas do MS, Santa Catarina está com uma cobertura vacinal de 29,90%.

A vacina oferecida na rede pública de saúde previne os principais vírus influenza presentes no Brasil, que são o influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B. No entanto, a proteção só ocorre de duas a três semanas após a aplicação da dose.

Publicidade
COMPARTILHAR