Com três mortes registradas nesse ano, Santa Catarina se prepara para iniciar campanha de vacinação contra Febre Amarela no período de maior incidência – de dezembro a maio.
O Ministério da Saúde faz, nesta semana, um curso preparatório para orientar a campanha e os profissionais de saúde de modo a lidar com os dados relacionados à doença.
“O objetivo é reforçar mais uma vez as ações de prevenção em Santa Catarina antes desse período: acompanhar a circulação do vírus pelo estado, que acontece a partir das notificações das epizootias (morte ou adoecimento de macacos), estimular a vacinação da população e também preparar os profissionais de saúde para suspeição e notificação da doença”, explica João Augusto Brancher Fuck, diretor da Dive.
A febre amarela é uma doença grave e evolui rapidamente, se não for diagnosticada e tratada imediatamente. Os principais sintomas são início abrupto de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas e no corpo, náuseas e vômitos, fraqueza e cansaço, dor abdominal. A pele amarelada é um dos indicativos de gravidade.
A ocorrência sazonal da febre é relacionada às condições ambientais, climáticas e epidemiológicas favoráveis à transmissão. “As altas temperaturas, períodos de chuva e alta densidade de vetores (mosquitos transmissores da doença) são propícios para ocorrências de surtos,” explica Renata Gatti, bióloga e coordenadora do Programa de Vigilância da Febre Amarela em SC.
Vacina
A melhor maneira de prevenir a febre amarela em humanos é através da vacinação. O estado é área de recomendação para vacinação desde o segundo semestre de 2018. Atualmente, a cobertura vacinal é de 79,52%. O ideal, segundo o MS, é que 95% do público-alvo esteja imunizado contra a doença para evitar surtos.
Casos: 3 mortes em 2021
Nesse ano, o estado já registrou oito casos de febre amarela. Do total, três acabaram evoluindo para óbito, nos municípios de Águas Mornas (1), Blumenau (1) e São Bonifácio (1). Santa Catarina também já tem o registro de 136 mortes de macacos confirmadas por febre amarela.
[Com informações da Dive]