Maior projeto de circulação de artes cênicas do país, a 26ª edição do Palco Giratório chega em Santa Catarina nesta semana com uma extensa programação gratuita durante o mês de agosto. De 1/08 a 27/08, Florianópolis recebe o Festival Palco Giratório, que leva à capital os 17 espetáculos do circuito nacional e dois convidados locais, além de debates temáticos e intercâmbios entre grupos. O evento chega também a Criciúma, Itajaí e Lages com as Mostras Palco Giratório. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados uma hora antes do espetáculo no espaço da apresentação.
A abertura do Festival em Santa Catarina, no dia 1/08 (quinta-feira), será às 20h, no Teatro Ademir Rosa (CIC), com “A Fábrica dos Ventos”, da Trupe Lona Preta (SP). O espetáculo é uma comédia, com classificação livre, que conta a história de um reino onde a vida gira em torno das bexigas: o trabalho, o alimento, o lazer.
No dia 7/08, às 20h, o Teatro Ademir Rosa – CIC recebe o musical do homenageado Maurício Tizumba: “Herança”, da Cia Burlantins (MG). O espetáculo retrata a busca e o resgate da herança cultural afro-brasileira como bússola para a diáspora negra.
O homenageado Amir Haddad, tem 86 anos de vida e 66 de carreira e se apresenta no dia 15/08, às 20h, no Sesc Prainha, com o espetáculo: “Zaratustra: Uma transvaloração dos valores”, Grupo Tá na Rua (RJ). A peça nasceu da relação de Haddad com o personagem Zaratustra escrito pelo filósofo Friedrich Nietzsche.
O Palco Giratório também traz ao público grandes nomes da cultura brasileira, como o espetáculo “Leci Brandão – Na palma da mão”, com o Grupo Lapilar Produções Artísticas (RJ). As crianças também são contempladas no circuito com a opereta infantojuvenil “Cabelos Arrepiados”, da companhia Buia Teatro de Manaus.
A programação completa do festival e as inscrições para o seminário podem ser feitas pelo site do Sesc Santa Catarina.