Santa Catarina suspende atendimento em centros de reabilitação para pessoas com deficiências

    Uma portaria publicada em 26 de fevereiro, pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), suspendeu por 20 dias consultas e exames eletivos em centros especializados em reabilitação no estado de Santa Catarina. Os serviços são importantes para o desenvolvimento dos pacientes, promovendo autonomia, independência funcional e inclusão social, além de prevenir comorbidades. Segundo a decisão, foi levada em conta a transmissão acelerada da Covid-19, o aumento nas internações hospitalares e dificuldades para o transporte de pacientes para tratamento fora de casa nesse cenário.

    O Centro Catarinense de Reabilitação (CCR), por exemplo, trabalha com pessoas com deficiências físicas, como paralisia cerebral, esclerose múltipla, doença de Parkinson, indivíduos com sequelas de HIV e distrofias musculares, entre outros. Além disso, pacientes com deficiências intelectuais ou espectro autista recebem atendimentos em diversas áreas como psicologia, fisioterapia, nutrição, entre outras.

    A portaria ainda define que os recursos repassado para atendimento às pessoas com deficiência intelectual e transtorno do espectro autista ficam garantidos, assim como aos centros especializados em reabilitação.

    Publicidade