Santa Catarina fechou o quarto trimestre de 2023 com a menor taxa de desocupação do Brasil, alcançando 3,2%, de acordo com dados da pesquisa PNAD Contínua divulgada pelo IBGE. Esse resultado posiciona o estado como líder nacional em proporção de pessoas empregadas. Em contraste, em outras regiões do país, a taxa de desocupação chega a 14,2%.
Além de apresentar a menor taxa de desocupação, Santa Catarina também se destacou pelo maior percentual de trabalhadores com carteira assinada, atingindo 88,2% no final de 2023. Os estados vizinhos, Rio Grande do Sul e Paraná, registraram percentuais de 81,9% e 81,7%, respectivamente. Em comparação, o percentual nacional de empregados com carteira assinada foi de 73,7%.
Os dados nacionais para o 4º trimestre de 2023 mostram uma taxa média de desocupação de 7,4%. A taxa para homens foi de 6,0%, enquanto para mulheres foi de 9,2%. A taxa de desocupação para pessoas com ensino médio incompleto foi de 13,0%, muito acima da taxa de 3,6% para aqueles com nível superior completo.
O nível de ocupação no Brasil foi estimado em 57,6% no ano de 2023. Santa Catarina superou a média nacional com um nível de ocupação de 65,9%, o mais alto do país. Entre os setores, outros serviços e alojamento e alimentação foram os que mais cresceram em termos de ocupação no último trimestre.
A taxa de informalidade no Brasil foi de 39,1%, com Santa Catarina apresentando o menor índice de 27,6%.