O Governo do Estado anunciou nesta quinta-feira (18/3) a abertura de 60 leitos de enfermaria e de UTI na Grande Florianópolis, nas cidades de Santo Amaro da Imperatriz e Palhoça.
No Hospital São Francisco de Assis, em Santo Amaro da Imperatriz, foram pactuados 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 30 leitos clínicos, sendo oito de suporte ventilatório, para pacientes em tratamento da Covid-19. Durante a visita na unidade, o secretário de Saúde estadual, André Motta, deu prazo de 10 dias para ativação dos leitos. Já a cidade de Palhoça deve receber 20 leitos clínicos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, que será inaugurada na Praia do Sonho, com previsão para a primeira quinzena de abril.
Com esses novos leitos, a região da Grande Florianópolis, que está em colapso de saúde, assim como todo o estado de Santa Catarina, deverá ter 244 leitos de UTI no SUS. No momento, o governo do estado considera os atuais 234 com 96% de ocupação, porém há uma fila de espera de mais de 80 pacientes para tratamento, o que na realidade significa uma superlotação de todas as unidades hospitalares.
“Temos atuado, permanentemente, para viabilizar, ampliar os serviços e levar segurança em saúde à população. Sabemos que o momento é crítico e precisamos construir soluções e alternativas juntos, com a parceria dos municípios e hospitais. A solicitação do governador Moisés é de dedicação total. Temos ofertado recursos, garantido custeio, equipamentos e pactuado com unidades em todo estado”, destacou o secretário.