A Abordagem Social de São José realizou durante a semana ação noturna para verificar situações envolvendo trabalho infantil. O município vem fortalecendo o combate para que as crianças e adolescentes tenham oportunidades de desenvolver os aspectos físico, cognitivo, emocional e social.
Na ação, foram identificadas seis crianças nessa condição, sendo apenas duas delas de São José, as demais residem em municípios vizinhos. A Assistência Social está ofertando suporte a estas famílias com o intuito de superar a condição do trabalho infantil. Além disso, está articulando para que as famílias abordadas sejam atendidas em seus municípios de origem.
Trabalho infantil é toda forma de trabalho realizado por crianças e adolescentes abaixo da idade mínima permitido pela legislação: atualmente é proibido para quem ainda não completou 16 anos, como regra geral. Quando realizado na condição de aprendiz é permitido a partir dos 14 anos.
Contudo, a venda de balas, doces e pedir esmolas (mesmo que acompanhado dos pais) são considerados pela secretaria “uma das piores formas de trabalho infantil”. Assim, o município age para ofertar suporte às famílias por meio de políticas públicas para que as crianças possam sair da condição de trabalho infantil.