Nesta segunda-feira (24/02), a Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Urbanismo e Serviços Públicos (Susp), realizou uma fiscalização no morro que faz limite com Biguaçu. A ação contou com o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar e teve o objetivo de impedir a ocupação irregular de imóveis e combater construções clandestinas.
Essa fiscalização faz parte das medidas preventivas adotadas pelo município para evitar a expansão de construções em áreas não regulamentadas. De acordo com o vice-prefeito e secretário da Susp, Michel Schlemper, a operação visa garantir a ordem pública e evitar problemas futuros relacionados à infraestrutura e à segurança.
Michel Schlemper explicou: “Nosso objetivo é atuar de forma preventiva, evitando riscos tanto para os moradores quanto para o meio ambiente.” Além disso, ele determinou a construção de uma barreira de pedra em uma rua irregular. “Estamos em uma área de preservação permanente. Não permitiremos construções aqui, pois isso representa uma degradação ambiental”, afirmou.
O secretário adjunto da Susp, Michael Pedro Rosanelli, destacou que, há cerca de 90 dias, a equipe já havia demolido 15 construções irregulares no local. “Continuamos monitorando a área para garantir o cumprimento da legislação”, afirmou Rosanelli.
Atualmente, a Prefeitura monitora 15 pontos em áreas de preservação. Caso identifique novas construções irregulares, notificará os responsáveis e tomará as medidas necessárias. A Prefeitura reforça a importância do cumprimento das normas para garantir o crescimento ordenado da cidade.
Se houver dúvidas sobre a legalidade para adquirir terrenos ou construir, a população deve procurar a Susp ou ligar para o telefone (48) 3381-0020.