São José inaugura centro de atendimento para crianças autistas

São José ganha Centro de Estimulação e Reabilitação em TEA
Com 600 diagnósticos na rede de educação, local vai atender 90 crianças por mês - Foto: PMSJ/Divulgação/CSC

Nesta terça-feira (8/8), um marco importante para a cidade de São José foi celebrado com a inauguração do Centro de Estimulação e Reabilitação em Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Certea. O novo espaço é dedicado ao atendimento de crianças de até 6 anos diagnosticadas com TEA em qualquer grau.

A proposta do Certea é proporcionar um atendimento abrangente, que inclui terapeutas ocupacionais, neuropediatras, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos, educadores físicos, psicopedagogos, assistentes sociais e nutricionistas.

De acordo com o prefeito, Orvino Coelho de Ávila, que possui um neto diagnosticado com TEA, o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento. Em entrevista, ele afirmou: “Só sabe a importância disso quem vivenciou isso na sua família e passou por todo esse trabalho. Quanto mais cedo você conseguir diagnosticar, melhor e mais fácil de tratar e recuperar”.

Publicidade

A secretária de saúde, Sinara Simioni, destacou que já existe uma fila de crianças cadastradas com diagnóstico de TEA na cidade e que estão sendo chamadas para o atendimento. “A porta de entrada é pela unidade básica de saúde, então essa família vai procurar a UBS e ali serão dados os encaminhamentos”, explicou. Ainda conforme a secretária, crianças acima de 6 anos serão encaminhadas para atendimento em clínicas que serão conveniadas com o município.

Prefeito Orvino falou emocionado na inauguração do local
Prefeito Orvino falou emocionado na inauguração sobre dificuldades das famílias em conseguir o diagnóstico – Foto: Lucas Cervenka/CSC

Durante a inauguração, representantes da prefeitura ressaltaram a necessidade há anos de se fornecer esse serviço municipal, uma vez que a demanda por serviços especializados tem crescido constantemente. Anteriormente, os serviços estavam fragmentados, o que colocava muitas famílias em uma situação difícil. A secretária adjunta de Saúde, Fabrícia Martins, enfatizou: “As famílias estavam no limbo com o serviço fragmentado, muitas precisavam largar seus provimentos pra cuidar da criança”.

Atualmente a rede municipal de Educação de São José tem 600 crianças diagnosticas no espectro. A secretária de Educação, Rose Bartucheski, também expressou sua esperança de que o centro melhore a vida das crianças e suas famílias: “Quanto mais cedo for feito o atendimento correto daquela criança, com certeza ela será um adulto diferente; o centro será especializado em todas as etapas do autismo”.

Para o presidente da Câmara, Matson Cé, o novo serviço representa também um esforço conjunto do legislativo para uma cidade inclusiva: “Os 19 vereadores têm feito um trabalho voltado pra inclusão. Estamos buscando maneiras de equidade pras pessoas serem inseridas na sociedade de maneira justa”, disse o vereador.

Localizado na rua João Carlos da Rosa, nº 100, no bairro Praia Comprida, o Certea é resultado da união de esforços entre a prefeitura e profissionais multidisciplinares da área de saúde e educação e teve um impulso após a prefeitura da capital pedir para que São José atendesse sua própria demanda, uma vez que diversas famílias buscavam atendimento em Florianópolis.

Publicidade
COMPARTILHAR