A secretaria de assistência social de São José mantém durante a pandemia as ações estratégicas para a erradicação do trabalho infantil, que ocorrem ao longo do ano. Entre as atividades estão gincanas virtuais com instituições parceiras, além de um diagnóstico do trabalho infantil no município e uma capacitação online com profissionais das secretarias de assistência social, educação e saúde.
Atualmente, as crianças do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos do educandário Santa Catarina estão participam da gincana com o tema “trabalho infantil não é legal”, em que produzem desenhos sobre a temática. Outro destaque é o diagnóstico do trabalho infantil no município, que tem um importante papel para o planejamento das ações estratégicas nos diversos setores que atendem a infância e a adolescência.
Além disso, ainda nesse mês, será realizada uma capacitação online com profissionais das secretarias de assistência social, educação e saúde. Durante o treinamento, os técnicos terão acesso à ficha de notificação, bem como, conhecerão os aspectos sobre a aplicabilidade desse instrumento. Os dados coletados nos serviços deverão compor o relatório diagnóstico final que dará um panorama sobre o trabalho infantil em São José, contribuindo para a implementação dos atendimentos às crianças, adolescentes e suas famílias.