São José planeja abrir centro de atendimento às crianças autistas em 4 meses

Atualmente demanda é atendida na capital

A Secretaria Municipal de Saúde de São José vai atender as e familiares que possuem Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para isso, a Secretaria planeja implementar um Centro de Estimulação e Reabilitação em TEA em até 4 meses. A criação do centro já é planejada desde o segundo semestre de 2021, pelo menos.

A abertura dessa porta de atendimento foi articulada nessa semana após conversa do prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila, com o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto. Isso porque cerca de  200 crianças autistas residentes em SJ acabam buscando o atendimento na capital.

O centro, chamado Certea, será conjunto entre as secretarias de Educação e de Saúde, visando ao desenvolvimento integral de estudantes com necessidades especiais na rede municipal de ensino. Segundo a secretária de Saúde de São José, Sinara Simioni, essa iniciativa visa oferecer um atendimento especializado completo, desde o diagnóstico da criança até o acompanhamento.

Publicidade

Atualmente, a cidade São José tem cerca de 1.500 crianças aguardando atendimento de um neuropediatra para concluir o diagnóstico. O objetivo da prefeitura agora é manter o atendimento dessas crianças e agregar à rede de saúde pública. Para isso há serviços e projetos voltados para pessoas com TEA, e está em processo de licitação para um local de reabilitação psicológica e motora dessas crianças.

+ Faixas de pedestres vão receber sinalização para autistas

Publicidade
COMPARTILHAR