São José recebe selo Ouro de Alfabetização no Fórum Undime SC 2025

Evento reúne secretários, técnicos e especialistas para debater gestão educacional e financiamento da Escola em Tempo Integral

Foto: PMSJ/Divulgação

São José participa do Fórum Undime SC 2025, um dos principais eventos de educação municipal de Santa Catarina. Durante a abertura oficial, na noite desta terça-feira (25/03), o município recebeu o selo Ouro de Alfabetização. O reconhecimento destaca, assim, o avanço significativo na alfabetização das crianças.

A secretária de Educação de São José, Cláudia Macário, afirmou que a conquista reflete o compromisso da gestão com a qualidade do ensino. Além disso, segundo ela, o selo confirma que o município está no caminho certo para oferecer uma base escolar estruturada e preparar os alunos para o futuro.

O evento ocorre até esta quinta-feira (27/03) no Centro de Convenções Oceania, no bairro Ingleses, em Florianópolis. Dessa forma, a programação reúne 750 profissionais dos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Com o tema “Gestão Participativa na Educação”, o encontro busca, sobretudo, fortalecer políticas públicas e aprimorar práticas educacionais nos municípios.

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Entre os destaques da programação, Raquel Franzin, coordenadora-geral de Educação Integral do MEC, abordará a execução financeira do Programa Escola em Tempo Integral. A especialista trará, por exemplo, diretrizes para o uso correto dos recursos e orientações sobre planejamento orçamentário, evitando a perda de verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O fórum também inclui palestras e debates com especialistas. O pesquisador Dado Schneider falará, por outro lado, sobre mudanças geracionais no mercado de trabalho. Já a educadora Jane Haddad discutirá o impacto da tecnologia na educação. Enquanto isso, a consultora Thaísa Cavalcanti Pereira trará reflexões sobre a integração digital nas escolas.

Para a secretária Cláudia Macário, a participação de São José reforça o compromisso do município com a educação pública. Nesse sentido, segundo ela, a troca de experiências e o debate sobre gestão educacional são essenciais para aprimorar o ensino e garantir melhores oportunidades aos alunos.

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