São José recebe sinal verde para integrar o mapa do turismo

São José é uma das 150 cidades de Santa Catarina com potencial turístico a receber o sinal positivo para inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro. A ferramenta do Governo Federal reúne cidades com vocação na área e auxilia no desenvolvimento econômico e na geração de empregos e renda, com transferência de recursos. A confirmação veio após envio da documentação necessária.

barcos ancorados na Praia Comprida
Cidade pode receber verba federal para impulsionar o setor de turismo – Lucas Cervenka/CSC

A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, receberá na quarta-feira (28), às 9h30, no auditório Walter Osli Koerich, no K-Platz Hotel, o certificado.

Nessa mesma ocasião, será realizada a entrega do Plano Municipal de Turismo e do Projeto Caminho da Mata Atlântica.

Publicidade

O prefeito, Orvino Coelho de Ávila, agradeceu a conquista: “Sabemos que nosso turismo está crescendo e se desenvolvendo e esse certificado veio para somar”, enaltecendo também que a cidade tem diversos pontos turísticos.

O secretário de Cultura e Turismo, Charles Colzani, ressaltou que essa conquista é de grande importância para o turismo de São José. Ele enfatizou a necessidade de dar continuidade e incentivar ainda mais o turismo no município. Colzani explicou que, em maio deste ano, foi instituído o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), com a nomeação de 18 membros titulares e 18 suplentes, representando órgãos públicos e a sociedade civil organizada. Ele ressaltou que a inclusão do Município no Mapa do Turismo Brasileiro possibilita que o Ministério do Turismo desenvolva políticas públicas para a região.

O Mapa do Turismo é um instrumento que define as áreas prioritárias de atuação do ministério, abrangendo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos. Além disso, considera as características específicas de cada município em relação à demanda e à vocação turística. Com essa inclusão, São José se beneficia da visibilidade e do apoio do Ministério do Turismo para impulsionar seu setor turístico e promover o desenvolvimento local.

Publicidade
COMPARTILHAR