A série, que resgata e conta a história do estado de forma lúdica e acessível, será apresentada em um evento promovido pelo Sapiens Parque nesta segunda-feira, 23. Primeiramente, o público assistirá a alguns episódios. Em seguida, haverá momentos de interação, além de depoimentos. A exibição começará no auditório do Sapiens Parque a partir das 19 horas.
O evento, por sua vez, celebra a cultura catarinense e, além disso, destaca a importância de investir em iniciativas culturais. Tais iniciativas não apenas preservam a história do estado, mas também a tornam acessível às novas gerações. Dessa forma, o projeto demonstra o poder transformador da animação e da educação. Além disso, ele conecta tradição com novas tecnologias, criando formas inovadoras de contar histórias. Por fim, o Sapiens Parque apoia o evento, contando com o patrocínio de empresas privadas que acreditam na valorização da cultura e na preservação da história de Santa Catarina.
“O Sapiens Parque fomenta a cultura enquanto espaço de inovação, com infraestrutura para empreendimentos. Além disso, essa série tem tudo a ver com o nosso propósito, pois traz a história do estado de forma lúdica e acessível para toda a família. Estamos, portanto, empenhados em divulgar esse material audiovisual, que conta com o patrocínio de empresas catarinenses parceiras da cultura. O Sapiens Parque continuará sempre apoiando iniciativas como essa”, afirmou Eduardo César Cordeiro, presidente do Sapiens Parque.
Série Passado da Hora – História de Santa Catarina
Isadora, uma menina de 12 anos, vê sua vida mudar completamente quando uma coruja, mensageira da deusa Athena, aparece misteriosamente em seu armário. A ave, então, revela uma pequena portinha que Isadora nunca havia notado. Ao atravessar essa passagem secreta, ela chega ao museu encantado “Passado da Hora”, onde as paredes guardam segredos e os corredores transportam para diferentes momentos da história de Santa Catarina.
A série, por sua vez, apresenta seis episódios de 13 minutos, além de 30 pílulas de um minuto sobre pontos turísticos, personalidades e curiosidades catarinenses. O canal Animaflix, no YouTube, já lançou a série. Além disso, o conteúdo também estará disponível em breve em canais televisivos educacionais, universitários e comunitários do estado.
A Fundação Catarinense de Cultura desenvolveu o projeto por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), através da Lei do Mecenato Estadual SC 17942/2020 CC Decreto 1269/21. Empresas como Havan, Tigre, Urbano Alimentos, Bella Janela, Dimas, Unitermi, Tirol, Uatt?, Karsten, Oxford e Cottonbaby patrocinaram a produção. Além disso, o Prêmio Catarinense de Cinema – Edição Especial Paulo Gustavo 2023 também apoiou o projeto.