A Secretaria de Estado da Saúde (SES) emitiu um alerta para o fortalecimento das medidas de prevenção contra a Covid-19, diante da constatação de mais casos da variante Delta em Santa Catarina.
Até a última terça-feira (10/8), 36 pessoas foram identificadas com essa variante em transmissão dentro e fora do estado. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que o coronavírus Delta pode provocar um aumento de casos de Covid, com risco de saturação do sistema de saúde.
Dos 36 casos de variante Delta em SC, quatro foram infectados dentro do estado e sete “importaram”, os demais estão em investigação. Os casos foram identificados em 20 municípios catarinenses, sendo cinco na Grande Florianópolis: Biguaçu, Florianópolis, Garopaba e dois em São José. Com isso, a SES recomenda medidas de segurança para a população e serviços de saúde.
Entre as recomendações para evitar o agravamento da variante Delta em SC estão: intensificar a vacinação contra a Covid-19; orientar para a necessidade do retorno para a segunda dose; reforçar a fiscalização das medidas sanitárias para evitar aglomerações; reforçar medidas de proteção para população, como uso de máscara, distanciamento e lavagem das mãos; monitorar e rastrear contatos para interromper a cadeia de transmissão; manutenção de leitos clínicos; monitorar estoque de medicamentos; e evitar viajar ou realizar comemorações com pessoas que não residem na mesma casa.
Pesquisadores da OMS e da Imperial College de Londres apontam que a variante Delta é cerca de 97% mais transmissível do que o coronavírus original identificado na China. As infecções ocasionadas pela Delta são provavelmente mais graves do que as variantes anteriores, e indivíduos vacinados infectados transmitem o vírus tanto quanto não vacinados, como indica estudo do Centers for Disease Control and Prevention, dos Estados Unidos. O Reino Unido estima que o risco de internação hospitalar é duas vezes maior com a Delta em comparação com a Alpha, especialmente para quem tem cinco ou mais comorbidades.
Por Ana Ritti – redacao@correiosc.com.br