Sem poder contar com o governo federal, o estado de Santa Catarina iniciou a aplicação de verbas próprias em rodovias de responsabilidade da União. Serão R$ 465 milhões de impostos estaduais aplicados em obras de rodovias federais (BRs), doação que ainda pode aumentar.
Nessa semana, o governo de Santa Catarina iniciou os aportes financeiros para dar celeridade às obras nas rodovias federais. Após as primeiras medições entregues pelas empresas e pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), foram pagos R$ 7,4 milhões para obras nas BRs 163, 280 e 470. Segundo o Governo de SC, mais R$ 12 milhões serão pagos nos próximos dias.
Para 2021, estão empenhados mais de R$ 125,8 milhões. O acordo envolve 15 contratos, 14 deles com valores a serem pagos ainda neste ano. Os recursos já estão assegurados e os pagamentos ocorrem conforme as comprovações dos avanços nas obras apresentadas pelas empresas e o DNIT, por meio de medições. Ou seja, quanto mais rápido for o ritmo dos trabalhos, maior será a celeridade nos desembolsos por parte do Governo do Estado.
Corte de investimentos
Além do contribuinte catarinense ter que bancar as obras de responsabilidade do governo federal, o ministério de Infraestrutura resolveu colocar menos dinheiro nas obras de BRs. Nessa semana o ministro de infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, aproveitou que os catarinenses estão doando dinheiro para o governo federal e cortou R$ 40 milhões que deveriam ser aplicados em estradas em SC, afirmando que “as obras já têm o suficiente”.
A notícia de mais um corte de investimentos em Santa Catarina gerou revolta em diversos setores. Associações ligadas à indústria e comércio emitiram notas contra a decisão, afirmando que o maior gargalo para o desenvolvimento do estado é a ampliação de estradas.
O governo do estado planeja injetar ainda mais recursos, como na BR-282, com cerca de R$ 50 milhões para algumas faixas de ultrapassagem e viaduto em trecho no oeste, na ligação com a BR-158.
Por Lucas Cervenka – reportagem@correiosc.com.br