Nesta quarta-feira (19), o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, recebeu o embaixador do Japão no Brasil, Hayashi Teiji, para discutir assuntos comerciais e políticos. Uma das principais pautas abordadas foi a recente suspensão da exportação de aves para o Japão devido à ocorrência de gripe aviária em Santa Catarina.
O governador buscou enfatizar que o estado é uma referência em sanidade animal e que o foco identificado em aves de uma criação caseira foi prontamente controlado pelas equipes da Cidasc e da secretaria de Agricultura. O objetivo é demonstrar ao Japão que não houve impacto nas empresas que abatem aves, buscando assim reverter a suspensão da compra de carne de frango. Para reforçar a solicitação, o governador entregou ao embaixador documentações detalhadas sobre os protocolos seguidos para eliminar o foco da gripe aviária.
Outro tema discutido no encontro foi o apoio para acelerar as obras do Programa de Saneamento Ambiental de Santa Catarina, que conta com financiamentos da Agência Internacional de Cooperação do Japão (Jica).
Nos próximos dias, uma equipe do governo japonês estará em Brasília para discutir as medidas adotadas pelo país em relação à importação de alimentos de origem animal. O objetivo é buscar soluções que permitam a retomada do envio de carnes de aves para o país asiático.