Santa Catarina encerrou o último trimestre de 2023 registrando, mais uma vez, a menor taxa de desemprego do Brasil, conforme revelado pela pesquisa PNAD Contínua do IBGE divulgada nesta sexta (16/2).
Durante o período, o estado liderou em empregabilidade, apresentando uma taxa de desemprego de apenas 3,2%. Em contraste, a ponta oposta do ranking registrou uma taxa de 14,2%, destacando a disparidade nacional na busca por oportunidades de trabalho.
Além disso, Santa Catarina se destacou como o estado com o mais alto percentual de trabalhadores formalmente empregados com carteira assinada, atingindo 88,2%. Em comparação, a taxa de desemprego nacional no quarto trimestre de 2023 foi de 7,4%, com uma diferenciação de 6,0% para homens e 9,2% para mulheres, conforme revelado pela segmentação por gênero.
No decorrer de 2023, o nível de ocupação no país foi estimado em 57,6%, enquanto Santa Catarina liderou com uma média anual de 65,9%, consolidando-se como o estado brasileiro com o maior índice de ocupação.
A pesquisa também destacou que, no mesmo trimestre, o estado catarinense registrou o menor índice de informalidade, com apenas 27,6% da população ocupada atuando de maneira não formal.
Acompanhe as notícias do Correio SC pelo Whatsapp