Disponibilizados publicamente a partir de 1 de abril, mas utilizados desde o início da pandemia, dados sobre a localização de celulares são utilizados para monitorar se as pessoas estão cumprindo as regras de isolamento social no Brasil. O trabalho é feito pela empresa In Loco.

Em Santa Catarina é a Polícia Militar quem utiliza as estatísticas da empresa. A atualização mais recente para o estado (na terça, 7/4) diz que 47,3% dos 1,5 milhão de celulares monitorados estavam em suas residências. A porcentagem é chamada pela empresa de índice de isolamento social.

Até essa terça, SC era o vigésimo estado em ranking de isolamento – o primeiro era o Distrito Federal, com 56,4%, o último era o Tocantins, com 40,8%.

Publicidade

Segundo a In Loco, que utiliza nacionalmente o georreferenciamento de 60 milhões de aparelhos celulares, o sistema foi desenhado para não se identificar a pessoa, de modo a garantir privacidade e anonimato. No contexto do combate à pandemia, a empresa quer fornecer ao país uma “inteligência para conter o avanço da doença sem a necessidade de uma política de vigilância” e que visa prover uma tecnologia ubíqua.

A empresa promete apagar os dados de todos os aparelhos monitorados quando a pandemia acabar.

Isolamento em SC

A revelação de que o sistema de monitoramento é utilizado em SC foi feita pelo próprio comandante da Polícia Militar, coronel Carlos Alberto Araújo Gomes, em coletiva de imprensa na terça-feira (7/4).

Segundo o comandante, apesar da flexibilização das medidas adotadas e mudanças nas regras de alguns setores para voltarem a funcionar de forma gradual, a população se manteve em casa no estado. “Tivemos uma redução da imobilidade, daqueles que estavam em isolamento, de aproximadamente 6% apenas”.

Para ele, isso significa que a educação substitui a fiscalização. “Nós estamos conseguindo manter padrões aceitáveis de isolamento social na maior parte de Santa Catarina”.

Segundo o governo catarinense, os dados no estado são analisados em conjunto com outras ferramentas de tecnologia que já estavam à disposição.

gráfico por data da curva de índice de isolamento social em sc
Andamento do isolamento social em SC – In Loco/Divulgação/CSC

“Na instância estratégica, estamos usando essa informação para formar opinião sobre a maior ou menor restrição de atividades econômicas com base no acompanhamento do grau de isolamento. No nível operacional, estamos fazendo uma experiência de direcionar ações de patrulha para locais que apresentam baixo grau de isolamento social”, explicou o coronel Araújo Gomes.

+ SC tem mais de 500 casos confirmados de coronavírus

Índice de isolamento no Brasil

Segundo a In Loco, no último domingo (5/4) o índice de isolamento social no Brasil alcançou 62% e no anterior (29/3) foi de 63%. A empresa avalia que o ideal seria de 70% para o sistema de saúde não colapsar.

Na última segunda-feira (6/4) o índice ficou em 49%. “As pessoas estão saindo mais de casa por todo o Brasil”, resumiu a empresa no Twitter. O pico do isolamento foi em 22 de março, em 69%.

tabela de barras com o índice de isolamento social em ordem decrescente para cada estado; df em primeirp
Ranking de isolamento social por estado até terça-feira (7/4) – In Loco/Divulgação/CSC

Neste documento, a In Loco explica um pouco mais como faz o monitoramento no Brasil.

Publicidade