O Plano de Desenvolvimento Econômico (PEDEM), desenvolvido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC), foi entregue à prefeita Adeliana Dal Pont, na tarde desta segunda-feira (3). Na ocasião também foi feita a entrega do Levantamento de Oportunidades elaborado com o intuito de apontar o perfil econômico de São José e mostrar quais atividades podem ser desenvolvidas para atrair novos negócios para a cidade, fomentando a economia local.
O trabalho integra o Programa Cidade Empreendedora, que coloca em prática uma série de ações voltadas ao futuro do município, projetando o desenvolvimento dos eixos do Turismo, da Indústria, da Construção Civil e da Tecnologia de Informação no município. O objetivo é promover o desenvolvimento sustentável e consolidar São José como uma cidade empreendedora.
“Estes documentos refletem o resultado dos estudos aprofundados de oportunidades que São José oferece para novos investimentos, incluindo inúmeros setores da economia e ramos de atuação. São ferramentas que servirão como base para a cidade formular políticas que atraiam investidores, fortaleçam os negócios e fomentem a economia local”, explicou a coordenadora regional do Sebrae/SC, Soraya Tonelli.
O PEDEM São José tem como finalidade identificar e planejar eixos estratégicos que promovam o desenvolvimento de São José nos próximos 10 anos e, por consequência, a melhoria da qualidade de vida da população. A construção do relatório se deu em parceria com a comunidade e contou com a participação da sociedade civil empresarial, que levantou questões acerca das dificuldades oportunidades, tendências e possibilidades de investir em São José.
“Só temos a agradecer o trabalho realizado pelos consultores do Sebrae e também a parceria da Aemflo/CDL São José que sempre estão juntos com a Prefeitura na busca por alternativas de desenvolvimento para município, fazendo com que a gente sonhe com uma cidade mais sustentável e encontre caminhos para construir uma São José melhor para todos”, destacou a prefeita Adeliana.
Na oportunidade, Adeliana lembrou que quando assumiu o governo, em 2013, a fatia do bolo tributário de recursos próprios da Prefeitura era de 30%. Hoje, o Município possui mais de 52% da capacidade de investimento com recursos próprios, realidade muito diferente de outras cidades. “Investimos 30% em educação e 25% em saúde, elevando nossos índices do IDH e IDEB, qualificando pessoas. Agora chegou a hora de olhar para o eixo do desenvolvimento, elevar a cidade ao patamar que ela merece, onde todos possam viver com mais qualidade e prosperar economicamente”, enfatizou a prefeita.
Eixos de desenvolvimento econômico
O projeto Cidade Empreendedora em São José é desenvolvido pelo Sebrae-SC, juntamente com a Prefeitura de São José e conta com o apoio da Aemflo CDL-SJ. O processo de trabalho é estruturado a partir da implantação de políticas de desenvolvimento nos eixos de desburocratização, educação empreendedora nas escolas municipais, atendimento ao empresário, gestão de projetos e planos de desenvolvimento econômico, além da disponibilização de ferramentas de gestão profissional para alavancar os resultados da gestão pública.
A expectativa é que, a partir deste documento, a cidade conquiste uma visão compartilhada das prioridades dos eixos estratégicos e que as entidades de classe, governo e demais instituições e lideranças se organizem para sua implantação, facilitando a busca de recursos e parcerias para a construção de um município ainda melhor e mais competitivo.
A entrega do PEDEM e do Levantamento de Oportunidades contou também com a presença da a presidente da Aemflo/CDL São José, Nadir Koerich; dos secretários municipais e demais servidores da Prefeitura, além de empresários que representam os eixos estratégicos do plano e consultores do Sebrae/SC.