Segunda etapa de teste de urnas começa nesta quarta (15)

    Entre os dias 15 e 17 de maio, ocorre no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, o Teste de Confirmação, segunda fase do Teste Público de Segurança da Urna, iniciativa realizada desde 2009 para aprimorar os sistemas eleitorais brasileiros. Participam grupos de investigadores da Polícia Federal, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e acadêmicos da Universidade de São Paulo (USP).

    O objetivo é verificar se as sugestões feitas na primeira fase foram adotadas, visando as Eleições Municipais de 2024. Serão testados os modelos de urnas eletrônicas de 2022 e 2020, incluindo seus softwares e interfaces. A PF replicará três testes realizados em 2023, enquanto a UFMS focará em melhorias nos sistemas eleitorais.

    O Teste de Segurança da Urna, que ocorre desde 2009, é voltado para especialistas com interesse em colaborar com a Justiça Eleitoral no aprimoramento dos sistemas eletrônicos de votação e apuração das eleições, bem como contribuir para o fortalecimento da democracia. Em 2023, o evento ocorreu de 27 de novembro a 2 de dezembro.

    Publicidade
    COMPARTILHAR