A Prefeitura de Florianópolis anunciou nesta quarta-feira (21/2) que vai implantar novos serviços de auxílio de pessoas em situação de rua. Serão instalados na Passarela da Cidadania o Centro de Formação Profissional e o Centro de Permanência Dia.
Os equipamentos vêm na consequência das discussões na Câmara Municipal sobre o projeto de internação involuntária, aprovado nessa semana. Parlamentares contrários ou críticos à proposta apontaram que o sistema da capital carece de serviços de acolhimento e auxílio dessas pessoas vivendo nas ruas.
A defasagem dos serviços também foi apontada pelas defensorias públicas da União e do Estado, que recomendaram pela suspensão da proposta por não seguir à risca a legislação federal.
Os novos serviços
Segundo a prefeitura de Florianópolis, o Centro de Formação Profissional proporcionará aos usuários do abrigo cursos de qualificação, com certificados do Senac, para buscar vaga no mercado de trabalho com aulas de panificação, manicure, cabeleireiro e mais. A previsão é de que até sexta-feira (23) comecem as inscrições.
Já o Centro de Permanência Dia será um local de convivência para pessoas em situação de rua. O projeto do equipamento se encontra em desenvolvimento. A implementação está prevista ainda para o primeiro semestre deste ano.