Os servidores municipais de Florianópolis entraram em greve nesta quarta-feira (12/6), conforme anunciado há uma semana pelo sindicato. A categoria quer que a prefeitura pague o aumento salarial de aproximadamente 3,2%, conforme acordo para encerrar a última greve, em março.
Segundo o sindicato, o salário de maio veio sem a correção, o que significou um descumprimento e, por isso, houve uma mobilização inicial para tentar conseguir o cumprimento do acordo. Como as negociações não avançaram nesses dias, o Sintrasem marcou greve para às 0h dessa quarta, efetivando a paralisação.
A prefeitura afirma que “dialogou com o sindicato ontem e mandou uma proposta que alcança o que eles querem”. O sindicato está reunido na manhã dessa quarta avaliando a proposta e, à tarde, haverá assembleia geral dos servidores municipais para votar se aceitam o que foi oferecido.
A argumentação da frente sindicalista é de que a greve de março trouxe conquistas que repercutem diretamente na qualidade do atendimento à população – mas que, para isso, antes precisam ser cumpridas pelo prefeito. Um dos pontos atendidos, por exemplo, foi a chamada de 300 profissionais de educação aprovados em concurso. Na saúde, porém, estariam faltando chamar 75 novos trabalhadores, para reforçar o SUS municipal.