A Anatel liberou nesta quinta-feira (18/8) a ativação do 5G em Florianópolis, Palmas, Rio de Janeiro e Vitória, em reunião que aconteceu pela manhã pelo Gaispi, grupo responsável pela implantação da tecnologia no Brasil. Nessas capitais, o sinal poderá ser ativado na segunda-feira (22/8).
Na parte da tarde, o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, assinou o decreto que regulamenta a instalação das antenas de 5G e a oferta do sinal à população da cidade. Nos demais municípios da Grande Florianópolis cada cidade precisa regulamentar a sua legislação.
Entre as regras sancionadas estão as estações rádio base, consideradas bens de utilidade pública e que podem ser instaladas em qualquer região da cidade. Os novos postes das estações de 5G não podem ultrapassar 25 metros de altura. A montagem, desmontagem, infraestrutura e instalação das antenas de pequeno porte não dependem de licenciamento prévio.
Parte das antenas, porém, já está instalada em Florianópolis pelas três operadoras de celular, que aguardam apenas a liberação da Anatel para ligarem o 5G na cidade. Com a assinatura do decreto, mais antenas poderão ser instaladas. Segundo estimativa da prefeitura serão ao menos 18 antenas de maior porte – 6 para cada operadora.
No momento há cerca de 70 modelos de celular comercializados que são compatíveis com a tecnologia. A partir do momento que o sinal de 5G estiver liberado os clientes podem contratar os planos com as operadoras.
Por Lucas Cervenka – reportagem@correiosc.com.br