Foi completamente interditado na tarde desta quinta-feira (17/11) o trecho na altura do km 410,516 da SC-350, entre Ituporanga e Alfredo Wagner, que começou a apresentar rachaduras no início deste mês.
O tráfego já estava proibido para veículos pesados desde o fim de semana e agora foi fechado também para veículos leves. A medida, segundo o Governo do Estado, foi recomendada pela Defesa Civil, que emitiu um laudo apontando altíssimo risco para o desmoronamento da pista.
Técnicos da Secretaria de Estado da Infraestrutura atuam com ações paliativas na área desde que as falhas começaram a aparecer. Uma obra emergencial inicia na próxima segunda-feira (21), com remoção de solo, terraplenagem, enrocamento e instalação de sistemas de drenagem, o que deve resolver em definitivo o problema.
O secretário adjunto da pasta, engenheiro civil Alexandre Martins, explica que um diagnóstico preliminar da equipe apontou infiltrações de água que saturaram o solo sob a rodovia. Uma sondagem ainda mais detalhada está em andamento. A PMRv está atuando no trecho para orientar os motoristas.
Rotas alternativas à interdição da SC-350
Para veículos pesados as alternativas sugeridas são desvio pela SC-110, entre Ituporanga/Petrolandia e BR-282; ou pela SC-114, entre Ponte Alta/Otacílio Costa/palmeira e BR-282.
Já para os veículos leves o desvio pode ser feito no sentido Alfredo Wagner para Ituporanga no KM 411,650, dobrar à direita na Estrada Velha Rio bonito. Já no sentido contrário (Ituporanga – Alfredo Wagner), pegar à esquerda no KM 409,450 para Tifa Abreu.