A taxa de lixo em Florianópolis está programada para aumentar no próximo ano em diferentes proporções. O reajuste médio é de 4,57% na Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos (TCRS) e está alinhado ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) dos últimos 11 meses.
Segundo a prefeitura o aumento está atribuído à decisão de cancelar um redutor da tarifa de 11,05%, implementado desde 2003, baseado em recomendação da procuradoria municipal, que considerou o redutor indevido. A prefeitura na época estabeleceu o redutor para evitar um aumento em 2004 após a atualização da planta genérica de valores, mas a ausência de previsão legal nos anos seguintes levou ao retorno da taxa normal, resultando em um acréscimo médio de R$ 4,50 por mês para os contribuintes, incluindo o IPCA.
A administração municipal justifica que a medida foi necessária para regularizar a legislação vigente desde 2003 e alinhar a cobrança da taxa de lixo às condições legais atuais. O redutor, que estava em vigor há quase duas décadas.
+ Florianópolis não terá aumento nas passagens de ônibus
Ainda conforme a administração a entrada de empresas terceirizadas na coleta de lixo na capital, teoricamente mais baratas, não têm relação com o aumento da taxa de lixo.