A 59ª edição dos Jasc (Jogos Abertos de Santa Catarina) inicia na próxima sexta-feira (1/11), em Timbó, Pomerode e Indaial, reunindo durante 10 dias mais de 4,8 mil atletas catarinenses na disputa de 26 modalidades.
Os Jasc são a maior competição de esporte amador do estado e uma das mais importantes e antigas do país. São disputadas as modalidades de atletismo, basquete, bocha, bolão 16, bolão 23, ciclismo, caratê, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, punhobol, remo, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiros, triatlo, vôlei, vôlei de praia e xadrez e ainda Jiu-jitsu (provisória). Na programação haverá também a exibição do boxe.
A competição já revelou talentos como Gustavo Kuerten, Luisa Matsuo, Tiago Splitter, Ana Moser e Nathália Zílio, Fabiana Beltrame, Fernando Scherer, entre tantos outros. As velocistas Tamires de Liz e Ana Cláudia Lemos, ambas atletas olímpicas, são dois dos últimos destaques.
A cerimônia de abertura está programada para o dia 1º novembro, às 20 horas, no Pavilhão de Eventos Henry Paul, em Timbó (Rua: Juluis Scheidmantel, s/n – Centro). A etapa estadual é uma promoção do Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fesporte, em parceria com as prefeituras de Indaial, Timbó e Pomerode. A estimativa dos organizadores é que o evento incremente ao comércio local das três cidades cerca de R$ 15 milhões.