A equipe do Trato pelo Araújo realizou, até a manhã desta quinta-feira (21), 506 vistorias técnicas. Foram emitidos 19 certificados de instalações hidrossanitárias regulares, mas a maioria dos imóveis apresentava alguma irregularidade no sistema de esgoto. A maior parte, 215, tem problemas na caixa de gordura.
Os técnicos e auxiliares do programa estão trabalhando no feriado de Tiradentes, facilitando as visitas para moradores que não podem atendê-los no horário comercial. Uma das opções para quem quer regularizar o imóvel é o agendamento, como fez Helio Adalberto Rodrigues, servidor do Tribunal de Justiça de Santa Catarina que mora em São José desde 1974: “Quando os técnicos vieram pela primeira vez não pude atender. Gosto de ter todas as coisas corretas, por isso liguei e combinamos um horário. Foi simples de agendar e a equipe é muito educada e atenciosa”.
O PROGRAMA
Promovido pela Casan, o Programa Trato pelo Araújo é executado pela JPR Ambiental, associando ações de fiscalização à educação ambiental. São previstas 6.200 vistorias durante o prazo de doze meses.
Os técnicos testam, por meio de corantes não poluentes, as instalações hidráulicas de banheiros, cozinhas, áreas de serviço e pontos de lançamento da água da chuva, verificando se estão de acordo com as normas técnicas vigentes no Brasil. Caso seja detectada alguma irregularidade, o dono do imóvel será orientado pela equipe, recebendo o prazo de 60 dias para regularização, para que então os fiscais possam retornar e certificar o imóvel. Quem quiser realizar a vistoria e atestar que o imóvel está regularizado pode agendar uma visita pelo whatsapp (48) 99203-6873.