O trânsito no km 22 da BR 282 em Santo Amaro da Imperatriz, foi completamente liberado nos dois sentidos, por volta de 13h.de sábado (10/12).
A reabertura da BR-282 no trecho desmoronado em Santo Amaro da Imperatriz era para acontecer na quinta-feira (8/12), mas foi adiada pelo Dnit, porque o estrago na rodovia fora grande e o órgão decidiu por liberar a passagem só com todas aspiras refeitas, enquanto os veículos leves eram desviados pelo Sul do Rio.
Com a necessidade de refazer emergencialmente as margens desbarrancadas nesse local, a reabertura da principal ligação oeste-litoral foi adiada.
O trecho da rodovia foi parcialmente destruído pela cheia do Rio Cubatão, que não tem mata ciliar e recebeu um volume de chuva cerca de três vezes maior em 24h do que o previsto para o mês. Com isso, a força da correnteza arrasou diversos pontos ao longo das margens e o transbordamento alagou bairros de Santo Amaro e Palhoça.
Mais à frente, seguindo para a serra, o km 34, em Águas Mornas, permanece fluxo no esquema siga/pare com limite até 60 toneladas por desmoronamento de metade da pista.