Justiça autoriza demissão de grevistas da Comcap e prefeitura monta comissão de processo

Nesta sexta-feira (29/1), duas decisões foram tomadas em relação à greve da Comcap. A primeira foi do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), em que o desembargador Júlio César Knoll autorizou a abertura de processos administrativos para a demissão de servidores que ainda estejam em greve, o que pode resultar até mesmo em demissão por justa causa.

A prefeitura aproveitou a decisão e já publicou, na sexta-feira (29/1), uma comissão para abrir os processos administrativos contra servidores em greve na Comcap. A comissão, formada por Secretaria de Administração, Comcap, Procuradoria e Casa Civil tem 72 horas, ou seja, até segunda, para iniciar a abertura dos processos administrativos.

Para evitar as demissões, a prefeitura afirma que os trabalhadores da Comcap que queiram voltar ao serviço entrem em contato imediatamente com a direção da empresa.

Publicidade

Já o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª revogou a decisão liminar que proibia a terceirização de capina mecânica na capital, por conta de obrigatoriedade em se cumprir o acordo coletivo com a categoria. A liminar impedia que a prefeitura contratasse uma empresa privada para fazer capina enquanto há greve da Comcap. Com isso, caso a greve não termine, a prefeitura tende a fazer essa terceirização.

Retomado transbordo no Itacorubi

Após desocupação pela Polícia Militar contra sindicalistas que estavam impedindo o trabalho da Prefeitura na sede da Comcap do Itacorubi, o município trabalhou durante a quinta e sexta-feira para arrumar os estragos causados nos equipamentos e reativou o transbordo do local na madrugada dessa sexta-feira. Com isso, o transbordo provisório atrás da passarela do Samba, que, segundo a prefeitura, estava devidamente autorizada por órgão ambiental, foi desativado e totalmente limpo. A Comcap chegou a ser notificada pelo IMA (Instituto do Meio Ambiente), com indicação de multa de R$ 135 mil, por má disposição do lixo no transbordo aos fundos da Passarela Nego Quirido.

Mais de 1 mil toneladas foram recolhidas

As empresas terceirizadas que estão atuando no recolhimento do lixo em Florianópolis coletaram mais de 1 mil toneladas nessa sexta. É o equivalente a dois dias normais de coleta de lixo. Desta forma, a prefeitura espera colocar em dia o recolhimento da cidade entre o próximo domingo e segunda-feira.

Publicidade