A Udesc anunciou que implantará uma incubadora de empresas de base tecnológica no Campus I, em Florianópolis. A estrutura física está prevista no prédio adquirido da empresa Oi pela universidade para sediar a Reitoria e o Centro de Educação a Distância (Cead), em frente ao campus do Itacorubi.
Segundo vice-reitor, Luiz Coelho, a proposta de criação e implantação da incubadora faz parte de um estudo desenvolvido no Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit) pela técnica universitária Elaine Zeni Vieira, da Coordenadoria de Inovação e Projetos (Cipi).
A pesquisa de Elaine buscou propor um plano de ações para a implantação da incubadora na universidade, e deve ser tomado como base para o trabalho na prática. Coelho explica que, após a finalização do estudo, será composto um grupo de trabalho para institucionalizar a governança, validar os normativos propostos e iniciar o processo de seleção das empresas.
“O objetivo da Udesc com esse empreendimento é fomentar a transferência tecnológica das pesquisas realizadas internamente, incentivando o empreendedorismo e a inovação na universidade”, conclui Coelho.
Ainda não há data para a implantação; a universidade também não divulgou se a proposta será debatida no Consuni.