Udesc receberá 15% a mais de bolsas de iniciação científica do CNPq

    O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) aprovou o aumento de 15% no número de bolsas do Programa Institucional de Iniciação Científica (Pibic) que serão destinadas para a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) entre agosto de 2020 e julho de 2021, passando de 119 para 140 vagas. O anúncio foi feito pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) na quarta-feira (5/8).

    “O CNPq reconheceu que a Udesc vem apresentando excelentes resultados e aumento na demanda qualificada, demonstrado no trabalho com responsabilidade de todos os pesquisadores para com a iniciação científica”, destaca a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Letícia Sequinatto.

    “Além disso, consideramos que a instituição está constantemente contribuindo técnica e cientificamente com a sociedade e formando alunos capacitados para desenvolver atividades relacionadas às pesquisas junto à sociedade catarinense”, afirma.

    homem se inclina para mexer em aparelho sobre bancada
    CNPq reconheceu excelentes resultados da Udesc na área de iniciação científica – Jonas Pôrto/Udesc/Divulgação/CSC
    Publicidade

    Como contrapartida às bolsas do CNPq pelo Pibic, a Udesc oferecerá, no mesmo período, 238 bolsas pelo Programa de Bolsas de Iniciação Científica (Probic).

    O CNPq também disponibilizou bolsas nas modalidades Pibic-Af, Pibiti e Pibic-EM. Na modalidade Pibic-EM, também houve um aumento de duas cotas de bolsas em relação ao período do edital anterior.

    “Esse resultado é muito positivo, visto que a Udesc está desenvolvendo inúmeros projetos de pesquisa no qual inserem-se estudantes de ensino médio. Significa o fortalecimento das relações com a educação básica, disseminando informações e conhecimentos científicos e tecnológicos, além do desenvolvimento de habilidades dos estudantes”, ressalta a pró-reitora.

    Publicidade
    COMPARTILHAR