Grande massa
A vitória por 3 a 2, de virada, dentro de um Orlando Scarpelli lotado com quase 16 mil torcedores, não foi uma vitória qualquer. Foram três pontos conquistados que colocaram o alvinegro bem próximo de uma das vagas para a segunda fase da série C. Por conta disso o alvinegro poderá realmente lutar por uma das quatro vagas na segundona brasileira de 2023. O Zequinha de Porto Alegre veio a Florianópolis e não foi presa fácil para o Figueirense, dando muito trabalho ao time do Estreito. Mais uma vez, não fosse o goleiro Wilson, que fez pelo menos duas grandes defesas, o resultado poderia ser outro para o desespero da grande massa alvinegra.
Os mais disciplinados
Ser o comandante de um clube de futebol profissional no futebol brasileiro não é uma tarefa fácil para qualquer um. Ainda mais quando disputam a parte inferior da tabela quando a tensão aflora. Isso sem contar com a incapacidade de nossa arbitragem, que convenhamos passa por uma crise inédita. O departamento de comunicação da CBF fez um levantamento e divulgou para a imprensa que 14 dos 20 técnicos deste brasileirão foram advertidos com cartão amarelo, alguns levando até o terceiro amarelo e outros vermelho. Eduardo Barroca do Avaí, junto com outros cinco, sem receberem advertências, são os mais disciplinados à beira do gramado.
Hora de uma vitória
Mesmo jogando num bom gramado, numa bela Arena, o Avaí, que saiu na frente do marcador surpreendendo o América-MG com um gol de cabeça de Bissoli no início da partida, recuou o time dando moral para o adversário, que se aproveitou da sucessão de erros de passes para virar o jogo. Essa sequência de falhas, de passes curtos ou alongados, mostra que o time tem que ter mais treinamento. Essa quinta derrota, nos últimos seis jogos, puniu o Leão, que tem por ambição de permanecer na elite do futebol brasileiro. Agora irá enfrentar o Corinthians neste próximo fim de semana na Ressacada. Hora de uma vitória dentro de casa.
O nosso bugre
O campeonato catarinense da série B, a nossa segundona, já conhece os oitos classificados para as quartas de final e os dois rebaixados. Criciúma, Carlos Renaux, Metropolitano, Nação, Caravaggio, Atlético Catarinense, Inter de Lages e Guarani conquistaram as suas classificações. O bugre, com nove pontos, terminou em oitavo lugar e se manteve na série B 2023. Nesta sexta-feira (5) irá receber o Criciúma, no Renato Silveira, às 15h. Um jogo pra lotar o Renatão pra incentivar o nosso Bugre.
Profissionalizar a “juizada”
O futebol brasileiro tenta alcançar o mesmo patamar profissional, ou no mínimo ser igual no que é praticado em países de primeiro mundo. Em termos de arbitragem os erros de lá não são diferentes dos nossos. Só que lá as competições possuem credibilidade. Por lá, mesmo o arbitro errando, não existe a interferência constante do VAR e todas decisões tomadas dentro do campo de jogo não são discutidas. Por aqui é pressão de jogadores, treinadores, torcedores e com as seguidas intervenções do Var ainda inventaram uma central do apito com ex-apitadores que cansaram de cometer erros grotescos. Profissionalizar a “juizada” resolveria esse problema.
Força máxima
Dos males, o menor para o Criciúma, que travou um jogo duro e equilibrado contra o Sport, na Ilha do Retiro, saindo na frente do placar ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, o técnico Claudio Tencati resolveu montar uma retranca, e nessa mudança brilhou a estrela do estreante Wagner Love, que foi crucial para empatar a partida quase no fim do jogo. Nesta sexta-feira (5) o Tigre volta a campo em Palhoça, para enfrentar o Guarani. Para este jogo que poderá definir o futuro do Criciúma no campeonato catarinense da série B, a tendencia é que venha com força máxima. Infelizmente o horário do jogo (15h) não condiz com importância do confronto.
Bem me quer, mal me quer
- O Blumenau, que foi rebaixado para série C do catarinense, desde o início do certame, tinha como treinador o ex-lateral Athirson, que teve muito sucesso na seleção brasileira, Flamengo e outros clubes. Só não consegue decolar como técnico.
- É bom o elenco avaiano pôr as barbas de molho. O time está batendo na porta da maldita zona com um ponto à frente do Cuiabá, que abre o Z-4. Uma vitória contra o Corinthians neste próximo fim de semana, em casa, é fundamental.
- Eu ainda não consegui entender esse departamento técnico da FCF que coloca os jogos do Guarani de Palhoça na sexta-feira à tarde ou na segunda-feira à noite. Das duas uma, ou a federação não gosta de Palhoça, ou os caras estão de sacanagem mesmo.
- Como o Timão está com o objetivo de se classificar na Libertadores, o Corinthians deve vir a Florianópolis com uma equipe mista. O time azurra já vem trabalhando desde terça-feira (2) focado numa vitória neste próximo sábado (6).