Empresas de São José podem solicitar à Secretaria Municipal de Saúde um agendamento para vacinação de seus trabalhadores. A iniciativa é da a Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis (Aemflo).
O trabalho nas empresas é feito a partir da quantidade de doses de vacinas recebidas mensalmente, assim como a capacidade de atendimento das equipes.
Desde a implantação do projeto, em 2018, já foram atendidas 23 empresas, com a imunização de mais de 3 mil colaboradores. Em setembro, as equipes de Saúde realizaram palestras, orientações sobre prevenção, atualização vacinal e testes rápidos, nas empresas JBS Alimentos, ST Importações e Continente Shopping.
Na ação, são atualizados os esquemas vacinais dos trabalhadores, mediante apresentação da caderneta vacinal no dia do evento, das seguintes vacinas: Febre Amarela; difteria e tétano (dT); Hepatite B; Sarampo, Caxumba e Rubéola (VTV).
A secretária municipal de Saúde, Sinara Simioni, lista uma série de benefícios da vacinação ocupacional. “Estamos protegendo o funcionário de doenças infecciosas, evitando a transmissão para clientes, pacientes e consumidores, ampliando a proteção de grupos vulneráveis de trabalhadores, como os idosos, e proporcionando a atualização vacinal de um segmento significativo da população”, destaca Sinara.
A medida auxilia ainda na redução das filas nas Unidades Básicas de Saúde, além de facilitar o atendimento aos trabalhadores, principalmente, para as empresas que não contam com profissionais de saúde para a aplicação da vacina.