As intensas chuvas que atingiram Santa Catarina neste fim de semana provocaram a declaração de situação de emergência em Rio do Sul e afetaram outros 19 municípios. A região mais atingidas foi o Vale do Itajaí, mas houve ocorrências em todo o estado.]
Em Rio do Sul choveu 217 milímetros em 48 horas e o Rio Itajaí-Açu alcançou 9,06 metros; Três abrigos precisaram ser abertos. Segundo a Defesa Civil, 117 pessoas estão desalojadas e 614 desabrigadas em várias cidades, incluindo Presidente Getúlio, Pouso Redondo, Taió e Blumenau.
Nas últimas 48 horas os maiores acumulados ficaram em 233,3 mm em Vidal Ramos, 217,9 mm em Rio do Sul, 213,7 mm em Lontras e 197,1 mm em Botuverá.
O Centro Integrado de Operações da Defesa Civil foi reativado para monitorar a situação em 20 municípios afetados, coordenando as respostas às ocorrências. Esse é mais um episódio das recorrentes adversidades climáticas que atingem o estado. Enquanto isso, bombeiros fazer atendimentos tanto no estado catarinense, quanto na catástrofe do Rio Grande do Sul.
Resgates
Equipes do CBMSC atenderam várias ocorrências devido às chuvas em Santa Catarina desde sábado. Em Rio do Sul, 28 pessoas foram resgatadas de suas casas inundadas e houve apoio ao SAMU para transporte médico.
Em Agronômica, um veículo caiu no rio Itajaí-Açu, com o condutor sendo resgatado. Um deslizamento em Taió não deixou vítimas. Em Bom Jardim da Serra, um veículo com três ocupantes foi arrastado pela água, um desapareceu e as buscas continuam. Na Grande Florianópolis, algumas árvores caíram, sem feridos.