Vechi é eleito prefeito de Brusque

População de Brusque escolhe novo prefeito e vice em pleito após cassação

Neste domingo (3/9), cerca de 70 mil eleitores de Brusque voltaram às urnas para eleger novo prefeito e vice-prefeito da cidade.

A Justiça Eleitoral catarinense finalizou a totalização do pleito às 18h32, que resultou na vitória de Andre Vechi (DC) e Deco Batisti (PL) para os cargos de prefeito e vice-prefeito, respectivamente. A chapa foi eleita com 27.183 votos (40,54% dos votos válidos). Vecchi já era o prefeito interino desde a cassação do anterior.

O segundo lugar ficou com Simas (PP), com 18.716 votos (27,91%), em terceiro Paulo Eccel (PT), com 23%, e em quarto Molina do Ari (MDB), com 8%.

Publicidade

Foram contabilizados ainda 1.396 votos em branco e 1.962 nulos.

A eleição em Brusque foi desencadeada pela decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que cassou os mandatos de José Ari Vequi e Gilmar Doerner devido a alegações de abuso de poder econômico durante a campanha eleitoral de 2020, incluindo a participação do empresário Luciano Hang.

Dentre as condutas consideradas violações da legislação eleitoral, segundo o tribunal, houve o uso da empresa Havan por parte de Hang, que teria mobilizado seus recursos, funcionários e fornecedores em benefício das candidaturas de Vequi e Doerner, caracterizando o abuso de poder.

+ Eleição será “laboratório” do TRE

Publicidade
COMPARTILHAR