Equipes tentam conter o avanço do incêndio no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, porém, na tarde desta quarta (11/9), o fogo voltou a crescer e passou a Estrada do Espanhol, que cruza a área atingida do parque, e pode se alastrar. Bombeiros, voluntários, funcionários municipais de Palhoça e Polícia Militar Ambiental permanecem combatendo as chamas no local.
O relato no vídeo é de Aurélio José de Aguiar, funcionário do IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina), gerente de áreas naturais protegidas. Ele diz que, por causa da propagação do fogo com o vento nordeste, a situação está fora de controle.
Já são mais de 28 horas de fogo e as pessoas trabalhando para conter as chamas começam a ficar exaustas. Em alguns locais as labaredas chegam a mais de 15 metros de altura. Um levantamento dos bombeiros informa que 558 hectares já foram queimados.
À tarde, um grupo de proteção e resgate de fauna de Porto Belo chegou ao parque para fazer uma vistoria e possivelmente já retirar animais ameaçados do local. Na área incendiada vivem capivaras, antas, jacarés, cágados, pequenos mamíferos, pássaros, entre outros.