Durante sessão legislativa na Câmara Municipal de Florianópolis nesta uarta-feira (8/12), a vereadora Carla Ayres (PT) sofreu um assédio por parte do vereador Marquinhos da Silva (PSC). A vereadora tinha acabado de sair da tribuna, onde falara a respeito de assédio e violência contra as mulheres, quando, ao passar pelo colega, esse lhe tentou abraçar e beijar à força. A cena foi registrada pelas câmeras do parlamento e compartilhada pela vereadora nas redes sociais, repudiando o ato.
“No dia em que aprovamos a Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal de Florianópolis, mais uma cena de assédio que precisamos lutar para que não ocorra nas ruas e nos parlamentos do nosso país. Não é brincadeira se só um riu!”, escreveu a vereadora.
Já o vereador acusado do assédio emitiu nota se desculpando e afirmando que se tratou de um erro: “Reconheço meu erro em abordar a vereadora de maneira inconveniente, sem a sua autorização, e diante disso peço minhas sinceras desculpas a ela e a todas as mulheres que se sentiram ofendidas pelo meu ato. Ressalto que em nenhum momento agi de maneira má-intencionada, porém, fui infeliz em invadir o seu espaço”.
Nessa sessão foi aprovada a criação da Procuradoria Especial da Mulher no âmbito da Câmara de Florianópolis. Ayres pede que o vereador Marquinhos seja punido por quebra de decoro. A comissão de ética da Casa analisa o episódio.