Na hora de comprar um produto industrializado é muito importante saber quais ingredientes o alimento possui, sendo possível avaliar a quantidade e a qualidade dos nutrientes presentes, identificando assim se esse alimento corresponde a um produto saudável ou não. É importante que todos saibam interpretar os rótulos dos alimentos, tanto as pessoas que possui algum problema de saúde (diabetes, hipertensão, intolerância ao glúten e intolerância a lactose, por exemplo), como as pessoas que desejam melhorar os seus hábitos alimentares e de consumo.
Mais importante que a tabela nutricional é a lista de ingredientes, nessa lista você vai encontrar os ingredientes que compõem o produto, como farinhas, açúcar (pode se esconder em diferentes nomes: xarope de milho, xarope de glicose, maltose, dextrose, sacarose, mel e etc.), corantes, conservantes, aditivos e também os adoçantes utilizados pela indústria, que muitas vezes aparecem como nomes ou números estranhos.
Os ingredientes se apresentam em ordem decrescente. O que aparecer primeiro é o que tem em maior quantidade no alimento. Se você vai comprar um pão integral e na lista de ingredientes aparecer primeiro farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, isso quer dizer que esse pão contem em sua maior composição farinha de trigo branca, sendo assim, ele não é integral como consta na embalagem.
Então fique atento. Sempre que optar por um alimento industrializado prefira um com a lista de ingredientes mais simples, pequena e com nomes que você conheça. Por isso vale a regrinha: menos é mais.
Não vá ao supermercado com pressa
Você sabia que devemos ter planejamento até pra ir ao supermercado? Pois é, ir ao supermercado com pressa não é uma boa opção, as pessoas acabam fazendo a compra de qualquer maneira, sem se preocupar com a qualidade dos alimentos que vão ser consumidos posteriormente e acabam comprando coisas desnecessárias.
Para evitar que isso aconteça daremos algumas dicas que irão te ajudar bastante na hora das compras.
Nunca vá com fome ou com pressa, isso fará com que você acabe optando por alimentos prontos e industrializados;
Faça uma lista de compras e seja objetivo(a) indo direto para onde estão os alimentos que você colocou na lista, isso faz com que você evite ficar passeando nos corredores e compre alimentos desnecessários;
Leia os rótulos. Muitos alimentos que achamos que são saudáveis, não passam de alimentos prejudiciais para a saúde;
Verifique a data de validade do produto e evite alimentos com data de validade muito prolongada, pois a quantidade de conservantes é maior, sendo assim mais prejudicial à sua saúde;
Quando chegar no espaço dos hortifrútis, escolha os alimentos íntegros, frescos, sem machucados, dando preferência aos alimentos da estação, por conter uma quantidade menor de agrotóxicos e por serem mais saborosos.
Quer acompanhar mais dicas? Siga meu instagram: @arianapontes.nutri
Nutricionista Ariana Pontes
CRN10/7497