A data de 13 de outubro por enquanto está mantida para o retorno das atividades presenciais em Santa Catarina. Na rede estadual haverá somente o retorno para reforço pedagógico, para os alunos com dificuldades no ensino remoto, e neste ano as aulas normais não retornam.
As redes de ensino municipais ou particulares têm autonomia para decidir como e se farão esse retorno. Nesta sexta-feira (2/10), a Secretaria de Estado da Educação deve divulgar novas regras para o retorno, que será condicionado à classificação de risco nas faixas azul ou amarela (moderado ou alto). Na última atualização da matriz de risco para coronavírus em SC, somente o extremo oeste tem condições (risco alto). A maioria do estado encontra-se ainda na faixa laranja (risco grave).
A Secretaria de Saúde está preparando o regramento para a retomada de atividades escolares presenciais depois de 13 de outubro para regiões do mapa que estejam em nível amarelo. A secretaria também anunciou que nessa sexta vai divulgar uma nova matriz de risco, com novos parâmetros de avaliação.
Para que as redes municipais e privadas e federal de ensino possam retornar as atividades presenciais de ensino, será necessário também que cada escola organize a acolhida dos estudantes, a logística de atendimento e o apoio pedagógico. Essas informações constarão em um plano escolar que deverá ser aprovado por um Comitê Municipal, em um documento com protocolos de higiene, sinalização dos espaços, distanciamento, aferição de temperatura, entre outras medidas contidas no Plano de Contingência Estadual para a Educação (PlanCon).
Na rede estadual
A rede estadual de Ensino tem para si orientações de como funcionará o apoio pedagógico e as regras sanitárias em acordo com o PlanCon.
No cronograma presencial da rede estadual, por exemplo, deve ser priorizada a concentração de horários para uma das quatro áreas do conhecimento por dia. Na estimativa da SED, 26% dos estudantes são o público-alvo.
O apoio pedagógico atenderá alunos que não estão conseguindo participar ou que não atingiram aprendizagem satisfatória ao longo do período de atividades remotas. Essa é uma oportunidade para que os estudantes possam recapitular conteúdos e seguir no ano letivo, mas com atividades de reforço. A ação visa manter o vínculo com a escola, recuperar e evitar o abandono escolar. A estimativa é de que