A chuva vai persistir o longo desta quinta-feira (25) e também dos próximos dias (pelo menos até o domingo (28/01), sendo mais intensa em alguns momentos, ainda pela influência da circulação marítima, reforçada pela presença de um vórtice ciclônico sobre Santa Catarina. Devido à persistência da chuva, são esperados volumes acumulados elevados no leste catarinense. Algumas cidades já tem registros de alagamentos.
A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta devido às chuvas persistentes e volumosas nos próximos dias, causadas pela presença de um vórtice ciclônico de altos níveis. A região litorânea será mais afetada; algumas cidades já registram alagamentos. pic.twitter.com/87Fic1IeIj
— Correio de Santa Catarina (@CorreiodeSC) January 25, 2024
Nesta quinta-feira (25), a chuva se mantém presente ao longo de todo o litoral, porém, com acumulados menos expressivos, se comprados aos dias anteriores, variando entre 30 e 50 mm. O risco para deslizamentos permanece alto, sobretudo nas áreas do Litoral Norte.
Na sexta-feira (26), a chuva permanece persistente em todo litoral, mas sobretudo no Litoral Norte e Baixo Vale do Itajaí e áreas próximas. A partir do final da manhã a chuva passa a ocorrer também acompanhada por trovoadas, em especial da Grande Florianópolis ao Sul, resultado do maior aquecimento, aumentando assim os volumes de chuva também para essas regiões. Os volumes esperados para todo o Litoral na sexta-feira (26) variam entre 50 e 75mm, com pontuais que podem superar este valor.
No final de semana o tempo segue instável e a chuva se mantém em todo o litoral, sendo intensa por alguns momentos e com acumulados que superam os 100mm, principalmente no Litoral Norte, Baixo Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e parte do Litoral Sul.
A tendência a partir de 29/1 é de um período com mais dias de sol, calor e pancadas de chuva, com temporais localizados na tarde e noite, devido ao calor, típicos de verão. Próximo aos dias 04 e 05/02 uma frente fria passa pelo litoral de SC, provocando chuva mal distribuída no estado.
Acompanhe notícias pelo Whatsapp
Vórtice
A chuva é causada pela presença do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN). A previsão destaca o aumento dos riscos de alagamentos, deslizamentos e inundações, principalmente no Litoral Norte do estado. O VCAN, é sistema meteorológico de grande escala com origem subtropical, tem baixa pressão e atua em altitudes acima de 5 km na atmosfera, gerando ventos e chuvas intensas nas regiões a leste e nordeste de seu centro. Embora seu tempo de atuação varie de poucas horas a semanas, geralmente, sua duração é de alguns dias. Esse vórtice está posicionado nas áreas centrais de Santa Catarina, influenciando as chuvas intensas no leste catarinense.