Um Youtuber de 28 anos foi preso na tarde desta quarta-feira (18) após mobilizar todos os policiais militares de Balneário Camboriú por causa da gravação de um falso assalto pelas ruas, sem autorização, provocando pânico e barreiras policiais.
Segundo a Polícia Militar de Santa Catarina, um chamado de emergência tratou de roubo a um clube de tiro, localizado no bairro Nova Esperança. Quem ligou para a PM disse que os assaltantes portavam rifles e fugiram em uma Ranger Branca.
Acreditando na gravidade da ocorrência, a PM empenhou todas as viaturas e motocicletas do 12° batalhão, alem de um helicóptero, dando início a uma grande operação e cerco na tentativa de localizar o veículos e os supostos assaltantes. Segundo a Polícia Militar, outros chamados de emergência que aguardavam atendimento foram deixados em segundo plano para resolução desse assalto, já que houve a mobilização de todos os policiais disponíveis.
Durante o deslocamento para o local da ocorrência as viaturas policiais cruzaram sinais vermelhos, trafegaram pela contra mão e excederam o limite de velocidade.
Depois de pelo menos 30 minutos de intensas buscas, com sobrevoo da aeronave Águia 7 pela região e também mobilização das equipes policiais de Itapema e Itajaí, que passaram a realizar barreiras na BR-101, para evitar possível fuga, foi encontrada a caminhonete estacionada em uma residência, na rua Nova Iguaçu. Então os policiais cercaram o local e deram o flagrante nos “ladrões” do clube de tiro.
O youtuber passou a se explicar, dizendo que estava apenas gravando um vídeo de simulação de assalto em via pública para seu canal, e que as armas usadas seriam do tipo airsoft. Disse ainda que não deu conhecimento e não possuía qualquer autorização dos órgãos públicos para gravar tais cenas na rua.
Pessoas que viram a cena do falso assalto relataram que o youtuber ainda teria apontado uma arma, mandando ir embora, com voz e gestos. Diante da situação, fugiram correndo até uma fábrica e pediram o funcionário do local para ligar para a Polícia Militar.
Diante dos fatos, principalmente por prejudicar o atendimento de outras ocorrências e a atividade de policiamento, a guarnição deu voz de prisão em flagrante para o youtuber, enquadrado nos crime do artigo 265 do Código Penal, bem como pelo crime de ameaça e pela contravenção penal de Perturbação do trabalho ou sossego alheios.
As airsofts e demais itens utilizados na gravação foram apreendidos como objetos do ilícito praticado. Nas filmadoras apreendidas há as gravações feitas em simulação ao assalto, segundo a PM. O Conselho Tutelar ainda foi acionado por causa da presença de crianças na residência e participação de adolescentes na gravação.