A Zona Azul volta a funcionar em São José a partir de segunda-feira, 14 de março. Após decisão judicial, ficou definido que a empresa Gerestar Estacionamento vai retomar os serviços no município. Os bairros Campinas e Kobrasol serão gerenciados pela empresa, que também realizará a revisão dos espaços para estacionar e o treinamento dos novos monitores de trânsito.
O valor cobrado será o mesmo: R$ 2,50 por hora para carros e R$ 1,25 para motos. O período máximo de permanência na mesma vaga é de duas horas, com exceção para pessoas com deficiência, que podem utilizar o espaço por até quatro horas. O horário de funcionamento será das 9h às 19h nos dias úteis e das 9h às 13h aos sábados.
A Gerestar também disponibilizará um aplicativo para compra de créditos e controle de uso da Zona Azul. A prefeitura de São José ressaltou também que as vagas em comércios (recuou frontal) na região de atuação não fazem parte do sistema da Zona Azul e, portanto, ninguém precisa pagar para estacionar ou há exclusividade de uso.
Histórico da suspensão da Zona Azul de São José
O sistema de estacionamento rotativo em São José – popular Zona Azul – foi suspenso logo no início da pandemia, como a maioria dos serviços. Houve um breve período de retorno, mas logo a câmara de vereadores aprovou nova suspensão, dessa vez por tempo indeterminado. Em outubro de 21 a Gerestar conseguiu no Tribunal de Justiça de SC que o serviço fosse retomado. Desde então a prefeitura recorreu e havia uma disputa judicial sobre o retorno da cobrança. Agora a empresa, que venceu a licitação, conseguiu definitivamente a autorização com o fim dos recursos processuais. A prefeitura foi intimada nesta terça-feira (8/3).